A Profecia Chave
Entre todas as profecias, há uma que se destaca das demais, pois ela constitui um código para percepção tanto da sequência, segundo a qual os últimos acontecimentos se desenrolarão, como sobre aquilo que no futuro irá acontecer: as setenta semanas de Daniel.
A expressão “setenta semanas” trata-se da profecia de Dn 9, sobre as setenta semanas determinadas por Deus para execução e conclusão do seu plano para com o seu povo e a Cidade Santa, onde cada dia da semana representa um ano. Assim podemos calcular setenta vezes sete dias, isto é, 490 dias representando 490 anos.
A profecia subdivide as setenta semanas em três partes distintas. A primeira parte compreende “sete semanas”, ou 49 anos. A segunda parte compreende “sessenta e duas semanas”, ou 434 anos. A terceira parte compreende a última semana, isto é, há septuagésima semana. Comparando a expressão em Dn 9.27 com a palavra de Jesus, quando profetizava sobre esses acontecimentos, fica provado que à septuagésima semana, sem dúvida representa o tempo da grande aflição.
A contagem das setenta semanas parou. Isso porque na sexagésima nona semana, foi tirado o Messias.
O intervalo entre a sexagésima nona e a septuagésima semana é chamado “A Dispensação da Igreja”. A duração dessa dispensação é desconhecida, pois ela permanecerá até a vinda de Jesus nas nuvens, e “daquele dia e hora ninguém sabe”. Uma coisa, porém é certa: enquanto a Igreja permanecer na terra, o anticristo não pode se manifestar.
Vivemos atualmente no período da dispensação da Igreja.
Com o arrebatamento da Igreja, iniciar-se-á à septuagésima semana, a Grande Tribulação, quando o anticristo “firmará um concerto com muitos por uma semana” (cf. Dn 9.27).
Depois, na metade da semana (três anos e meio), o anticristo violará o concerto, pois “fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares” (cf. Dn 9.27).
No fim da septuagésima semana, Cristo virá em glória e então ocorrerá a consumação, “e o que está determinado será derramado sobre o assolador” (cf. Dn 9.27). O anticristo será aniquilado e lançado no lago de fogo.
Quando Cristo vier em glória, Israel olhará para Ele e se arrependerá, sendo salvo em um só dia. O que Deus determinara para o seu povo, após as setenta semanas, então se cumprirá: “a justiça eterna” chegará a Israel. A nação estará completamente restaurada e entrará no Milênio para receber aquilo que Deus preparou para o seu povo.